Estudantes são acolhidos na volta às aulas 2017

Neste segundo dia letivo de 2017, os estudantes do Campus Canoas do IFRS participaram de um dia de palestras e instruções sobre a vida acadêmica. As atividades ocorreram nos turnos manhã, tarde e noite. Algumas foram realizadas com todas as turmas, outras apenas com os calouros, que necessitam de várias orientações em sua chegada ao campus.

Calouros dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Os estudantes tiveram apresentações gerais dos cursos por meio de cada coordenador, explicações a respeito do sistema Moodle que passarão a utilizar em suas atividades escolares, apresentação dos setores de Ensino, Pesquisa e Extensão, informes da Coordenadoria de Assistência Estudantil, da Biblioteca e dos setores de Tecnologia da Informação, Pedagógico e Registros Escolares.

Veteranos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

No encerramento das atividades do turno da manhã houve uma aula magna para os acadêmicos de Tecnologia em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Os empresários Marcus Drzewinski e Israel Lemes, respectivamente o CIO e o COO da Mongaba Soluções de Tecnologia, falaram sobre a experiência que tiveram desde a startup até a consolidação da empresa precursora dos softwares de comunicação entre pais e escolas infantis (leia matéria completa).

Acadêmicos do curso superior de Licenciatura em Matemática

Durante a tarde, uma palestra com Roberto Petry foi a atividade de abertura do ano letivo para os estudantes veteranos dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Informática integrados ao Ensino Médio. A atividade ocorreu enquanto os calouros recebiam orientações gerais dos setores e faziam um passeio guiado pelo campus. Petry, que também é professor universitário e tem 25 anos de experiência na área de Ciência da Computação, explicou sobre as tendências mundiais na área de Tecnologia da Informação e fez uma explanação sobre como a empresa Dell trabalha nesse mercado (leia matéria completa).

Foto: João Henrique Machado

Acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

No turno da noite, acadêmicos do curso de Tecnologia em Logística e de Tecnologia em Automação Industrial e calouros do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tiveram orientações sobre o funcionamento do campus. No outro auditório, estudantes veteranos do Proeja assistiram à palestra “Empresas provedoras de internet no Brasil”, com Dilton Brum.

Estudantes do Proeja e acadêmicos de Logística e Automação Industrial

No intervalo, ocorreu a apresentação musical das estudantes Amanda Costa, 18 anos, e Nathália Finkler, 17, ambas do curso de Informática integrado ao Ensino Médio (confira vídeo na nossa fanpage ou no Instagram).